Conheça os papéis do Título Público

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

2Retomando nossas publicações sobre o último dos emissores, o Tesouro Nacional, já demos uma introdução sobre esses ativos e as maneiras de aplicação através do Tesouro Direto ou pelos Títulos Públicos Federais.
Hoje falaremos de alguns papéis de renda fica e como eles podem compor a carteira de investimentos, além de desmistificar sua nomenclatura que pode parecer confusa inicialmente.

O Tesouro Nacional emite papéis com os três principais indexadores, ou seja, pré-fixados, pós-fixados e de inflação, que são os IPCA+. Isso por si só, já nos demonstra que para diferentes cenários, sempre teremos papéis da dívida pública que façam sentido. Sem mais delongas, vamos para os títulos.

Para os pré-fixados, ou seja, papéis que sabemos quanto será a remuneração ao longo de todo o prazo, temos a LTN, que no vencimento valerá R$ 1.000,00 e não tem pagamento de cupons intermediários, e a NTN-F, que também é prefixada, porém possui pagamento de juros semestrais. Na plataforma do Tesouro Direto, são conhecidas como Tesouro Pré-fixado e Tesouro Pré-fixado com juros semestrais, respectivamente.

Já o título pós-fixado, temos a LFT, conhecida como Tesouro Selic na plataforma do Tesouro Direto. Esse papel remunera 100% da Taxa Selic, mais uma taxa pré-fixada de ajuste (que pode ser negativa). Viu só por que não vale a pena deixar seu dinheiro na poupança? Com a LFT, você tem uma rentabilidade maior, além de estar no emissor mais seguro do país.

Por fim, um tema que está em todos os noticiários e nos impacta diretamente é a inflação. Justamente para essa proteção temos a NTN-B, que paga 100% da inflação, o IPCA, mais uma taxa pré-fixada, que é o que garante o ganho real do título. Esse papel é conhecido no Tesouro Direto como Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Exclusivamente no Tesouro Direto, temos também o Tesouro IPCA+, este sem cupons semestrais e que pagará todo o valor acumulado apenas no vencimento.

Como vimos, o Tesouro Nacional possui diversos papéis, e cada um deles têm o propósito específico dentro do portfólio. Para uma composição ideal, alinhada com o cenário, conte sempre com seu assessor de investimentos e com a Acqua-Vero.

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..