Como analisar um fundo de investimentos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em primeiro lugar, não devemos olhar apenas as siglas e a rentabilidade, como a maioria dos investidores iniciantes costumam fazer. Existem alguns itens muito importantes a serem levados em consideração.

Não deveríamos comparar um “FIC FIM” com qualquer outro “FIC FIM”. Essa sigla apenas me indica que ele é um fundo de cotas em fundos multimercados, mas não me diz quais são os mercados que ele se propõe a operar, qual é sua meta de volatilidade, qual é o objetivo de retorno, etc.

Da mesma forma, saber que o fundo rendeu 10% e um outro rendeu 5% não me indica que um é melhor que o outro, porque deveríamos analisar qual foi o risco que cada um se expôs para buscar tal retorno.

Em segundo lugar, o item mais importante na análise de fundos não é mostrado no nome ou na rentabilidade. Precisamos conhecer profundamente a asset em questão: sua equipe de investimentos, sua robustez, seu patrimônio sob gestão, o histórico dos profissionais que a compõe, seu modelo de negócio e suas técnicas de controle de risco.

A partir de todos esses pontos, conseguimos analisar a capacidade de gestão, a seriedade e o compromisso da gestora que vamos investir nosso patrimônio. E também conseguimos compará-la com assets parecidas.

Portanto, para analisarmos e compararmos Fundos de Investimentos podemos utilizar 3 passos:

1) Quem é e como está estruturada a gestora?

2) Quais são os mercados que o Fundo opera e como é feito seu processo de investimento?

3) Como tem sido seu histórico de retorno ajustado ao risco em relação a outros fundos que fazem exatamente a mesma estratégia?

Se tiver qualquer dúvida, nossa equipe de assessoria está à sua disposição!

 

-Por Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..