Benefícios de investir em previdência privada

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A previdência privada é um investimento de longo prazo, que funciona como uma aposentadoria complementar, auxiliando na complementação da sua renda na hora de se aposentar. Mas quais são os benefícios desse tipo de investimento? Por que a Previdência Privada pode ser uma melhor alternativa do que outros tipos de produtos disponíveis no mercado?

Sucessão Patrimonial: Em caso de falecimento do titular do plano, a sucessão dos recursos é feita de forma simplificada e o patrimônio disponível no plano deverá ser transferido aos beneficiários em até 30 dias pela seguradora. Como a previdência privada não passa por inventário, o processo acaba se tornando mais rápido e menos custoso, visto que você não terá despesas com honorários advocatícios, tampouco com custas cartorárias.

Come-cotas: Os fundos de previdência possuem ainda o benefício de não sofrerem a cobrança semestral do come-cotas, que nada mais é do que um adiantamento do Imposto de Renda cobrado sobre o recurso aplicado em fundos de investimento. Dessa forma, como o recolhimento do IR não é feito de maneira antecipada, o investidor não sofre com a redução do seu número de cotas e o recurso continua rendendo por completo, até que seja solicitado um resgate ou a contratação de renda.

Portabilidade: Na previdência privada, é possível realizar a portabilidade de planos, fundos e de seguradora, sem precisar resgatar o recurso investido ou pagar imposto de renda. Esse processo auxilia o investidor a se adaptar a diferentes cenários econômicos e alocar o seu recurso em veículos mais atrativos, sem comprometer a rentabilidade do investimento.

Benefício Fiscal: Os investimentos em previdência privada podem contar também, com benefícios tributários. Ao escolher a modalidade PGBL (recomendada para aqueles que contribuem com o INSS e que realizam a declaração completa de IR), o investidor poderá contar com um abatimento fiscal de até 12% de sua renda anual tributável. O investidor que optar pelo regime de tributação regressivo, também poderá usufruir de uma alíquota mínima de imposto de renda (10%) menor do que os outros tipos de investimento e produtos disponíveis no mercado.

Se você deseja aprender mais sobre os benefícios de se ter um plano de previdência privada, entre em contato com o seu assessor de investimentos.

-Por Lucas Liso

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..