A transição para uma economia de baixo carbono

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A 3ª edição do Festival ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) aconteceu nos dias 25 e 26 de maio de 2022. O evento abordou pautas como a transição para uma economia de baixo carbono, alternativas econômicas orientadas para o desenvolvimento sustentável e transição justa. O objetivo deste encontro foi criar ambientes de interlocução entre governos, setor privado, universidades e sociedade civil para coproduzir soluções e buscar novas formas de trabalhar, resolver problemas e gerar impacto coletivo.

Nós da Acqua Vero participamos do evento e acompanhamos a discussão de um dos temas centrais: a transição para uma economia de baixo carbono – onde foram abordados os desafios e oportunidades para que o país consiga se adaptar às novas realidades de mudança em escala global.

Segundo relatório da consultoria McKinsey, de 2021 a 2050 serão necessários, a cada ano, até US$ 3,5 trilhões em gastos adicionais em ativos físicos para fazer a transição para uma economia de baixa emissão.

Não à toa, as instituições financeiras terão que desempenhar, cada vez mais, um papel fundamental na realocação de capital em grande escala para essa mudança. A estimativa é que cerca de 200 milhões de empregos sejam criados e 185 milhões perdidos até 2050 na transição, com base em uma análise de setores que produzem cerca de 85% das emissões globais. Ou seja, haverá criação líquida de 15 milhões de vagas. Dessa forma, as empresas terão a necessidade de construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação (ODS 9).

A urgência deste assunto se intensifica quando combinada com a necessidade de recuperação econômica pós-pandemia. Para agir sobre estes desafios e aproveitar as oportunidades da economia verde e digital será necessário apoiar a diversificação econômica e a reconversão de territórios e setores econômicos mais afetados, mitigando os impactos do processo de descarbonização.

Você sabe se a empresa que você trabalha, consome e/ou investe está atualizada e preparada para estas mudanças? A inovação, a tecnologia, o conhecimento e o diálogo social serão os motores para esta transição. Mantenha-se informado (a)!

Mais Conteúdos