A isenção nos ativos de inflação.

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Na publicação anterior, entramos mais no detalhe dos ativos isentos, entendemos que sua atratividade só existe para investimentos realizados por pessoas físicas e vimos como analisá-los. Porém, como você deve se lembrar, temos três principais indexadores para os ativos de renda fixa, são eles: pós-fixados (% CDI ou CDI+), pré-fixados e os papéis de inflação (IPCA+). Para o primeiro e o segundo, já vimos como calcular o benefício fiscal da isenção, e hoje aprenderemos sobre os ativos de inflação.

Um ativo atrelado à inflação é conhecido tecnicamente por ter uma remuneração híbrida, ou seja, uma parcela pós-fixada (IPCA, que só saberemos no futuro) e outra pré-fixada que é o juro real (acima da inflação) que o investidor receberá. Como os papéis isentos não tributam nenhuma dessas parcelas, não é suficiente fazer a equivalência apenas da parcela pré-fixada.

Tomemos como exemplo uma LCA com prazo de 3 anos, que remunera IPCA + 4,00% a.a. Neste caso, qual a equivalência para um CDB?

Pois bem, a parcela IPCA teoricamente só saberemos quando tivermos os dados oficiais, porém pela curva de juros futuros (teremos um post exclusivamente sobre ela) vemos que o mercado estima a inflação nos próximos 3 anos em 5,54% a.a. Então nossa LCA renderá, em tese, 9,76% a.a líquido. Como o CDB é um ativo tributado pelo IR, e pelo prazo de 3 anos deverá recolher 15% de imposto, precisaremos ter um rendimento bruto de 11,48% a.a. Como o CDB de inflação também remunera o mesmo IPCA, que já vimos que o mercado estima em 5,54%, ficamos com a equação “11,48% = IPCA (5,54%) + Tx. Equivalente”. Como a única incógnita é a taxa equivalente, pelos princípios da matemática financeira, concluímos que ela precisará ser de 5,63% a.a. Então, no dia de hoje, uma LCA para 3 anos em IPCA + 4,00%a.a. é equivalente a um CDB que remunera IPCA + 5,63% a.a.

E agora, ficou claro como os ativos de inflação isentos são comparados aos não isentos? Saiba que nossos assessores constantemente acompanham essas oportunidades, e você pode sempre contar com eles.

Mais Conteúdos