A flexibilidade dos Fundos Long Biased

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Um dos maiores desafios dos gestores de Fundos de Investimentos é o dimensionamento da “exposição” do portfólio. É claro que analisar, acompanhar e escolher os melhores ativos para se investir é o passo mais importante para buscar uma rentabilidade atrativa através de uma carteira eficiente. Porém, o segundo passo mais importante é escolher o tamanho dessas posições dentro do portfólio.

Concorda que, de nada adianta, um ativo subir 1000%, se você só tinha uma posição pequenininha investida nele? É como se você investisse R$ 100 em uma ação e ela se valorizasse muito, mas o seu patrimônio é de R$ 10 milhões. Portanto, o dimensionamento de posições, chamado lá fora de “sizing”, é fundamental para o equilíbrio e a rentabilidade do portfólio de um Fundo.

No caso dos Fundos com estratégia Long Biased, existe ainda uma flexibilidade extra, que pode dar ainda mais eficiência e destaque para o produto. Isso acontece porque esse tipo de veículo pode utilizar derivativos na composição da carteira. Trazendo para uma realidade mais simples, é como se o gestor pudesse ficar mais defensivo ou mais agressivo sem precisar se desfazer de apostas. Ele consegue se alavancar e se proteger através desses instrumentos e calibrar a exposição da carteira.

Isso faz com que um Fundo Long Biased seja um dos produtos mais flexíveis do mercado e se enquadre muito bem para a dinâmica da nossa economia. Você já conhece ou já possui um Fundo assim? Fale com o nosso time de assessoria e conheça mais sobre esse tipo de tese!

Mais Conteúdos